Páginas

sábado, 19 de maio de 2012


 A luta contra a obesidade

   Vivemos em um mundo onde quase tudo nos leva a obesidade, em tempos modernos como hoje a vida do ser humano tem sido cada vez mais facilitada e o gasto calórico diário tem diminuído cada vez mais.   
  Andamos de carro, em casa temos controle remoto para tudo, ar condicionado, maquina de lavar, comidas pré prontas, podemos pedir tudo em casa e esperar até que chegue, a diversão do mundo moderno é internet, vídeo games, tv, filmes e outros meios que não consomem praticamente nada de calorias. Nos tempos antigos a diversão era correr, pular corda, caminhar em parques e atividades altamente extenuantes, o ser humano gastava grandes quantidades de energia por dia, apenas realizando tarefas do dia a dia, como lavar roupas ou ir ao mercado. 
Existiam inúmeros trabalhos manuais a realizar em um dia, simples tarefas como varrer a casa, arrumar o quarto, tirar a mesa após as refeições, lavar a louça das refeições feitas, e muitas outras tarefas simples faziam com que o gasto calórico total fosse em media 300 à 500 calorias diárias a mais do que gastamos hoje em dia, essa conta pode ser alarmante se pensarmos em semanas, meses e anos. As pessoas hoje em dia gastam menos e consomem mais com alimentos altamente calóricos, gordurosos e cheios de açúcar e sódio, e esse é o motivo da maior parte da população brasileira ser obesa.

  Todos os dias travamos batalhas duríssimas contra a maravilhosa e variada culinária atual, onde podemos desfrutar de qualquer delicia que se possa imaginar a qualquer hora do dia, pois tudo hoje funciona 24hs. Vivemos um tempo onde tudo tem que ser rápido e tudo é informatizado, tudo esta mais acessível e fácil, passamos mais tempo sentados na frente de um computador, comemos em horários aleatórios e comidas não tão saudáveis, ficamos a mercê de um ritmo de vida que nos leva a obesidade.



O que fazer para fugir desse ciclo?


  Sei que nos dias de hoje o que vou dizer pode parecer um absurdo para muitos, mais o simples fato de realizar tarefas do dia a dia ajuda a combater a obesidade, tarefas como: varrer a casa, lavar a roupa sem a maquina, arrumar seu quarto, levantar do sofá quando for mudar de canal, e muitas outras tarefas que hoje parecem banais, podem sim combater a obesidade. Claro que apenas isso não ira corrigir um problema já existente, outras medidas deverão ser adotadas para problemas maiores. Procurar profissionais da área de saúde como: educadores físicos, médicos, nutricionistas são as melhores opções em minha opinião, pois cada um em sua área especifica saberá orientar casos individuais e pessoas com maior dificuldades e patologias mais sérias. 
Hoje em dia temos profissionais incríveis e especializados nesse assunto, e mais, existem lugares para tratar esse mal, spás, academias, grupos que cuidam e orientam quanto a nutrição, e muito mais para quem quer se cuidar.

  Obesidade pode e deve ser considerada uma doença, pois com ela outros males ocorrem, pressão arterial alterada, índices de colesterol e trigliceris alterados, até problemas psicológicos são desencadeados, e inúmeros outros que talvez sejam ignorados ou ainda não estudados.

  Quando tratamos desse assunto muitos podem associá-lo com buscar um corpo estético, sarado ou mesmo como a mídia tem pintado, o famoso "bombado". Mais este texto ou qualquer outro que aborde a questão da obesidade, tem esse tipo de apelo, a questão aqui é puramente saúde, estética vem em segundo ou terceiro plano. Buscar um corpo saudável é a melhor estratégia para qualquer ser vivo, pois nosso corpo por si só é maravilhoso, e estando em bom funcionamento se tornara estético, será bonito. Então a dica é: busque a saúde corporal sempre.
  Você pode ter o corpo que deseja, basta traçar uma meta, colocar em mente que terá que fazer sacrifícios e que o caminho será difícil, pois existem inúmeras dificuldades pelo caminho, inúmeras tentações as quais são impostas pela sociedade, não faça dietas absurdas, nem mesmo vá para academia e fique horas em um só dia, faça um programa consciente e elaborado por um profissional de sua confiança, o resultado para ter um corpo bonito e saudável leva tempo e dedicação, ter paciência e empenho é o essencial. Seja forte e siga em frente, e lembre-se sempre, você tem o corpo que quer.


3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o blog!

Vanessa Lima disse...

Muito boa essa informação, esse assunto é de interesse geral, amei seu novo blog.

Renata disse...

ótima matéria!!!